The Blog

Charles-Homer-Haskins-edad-media-idade-midia

Quem foi Charles Homer Haskins?

- 0 Comment. in Blog

Charles Homer Haskins (Meadville, Pennsylvania, EUA, 21 de dezembro de 1870 – Cambridge, Massachusetts, EUA, 14 de maio de 1937) é talvez o primeiro historiador medievalista americano, e o mais esquecido, já que sobre ele há muito pouca informação na Internet, e muito menos em português.

O Professor Charles Homer Haskins ssentou as bases do estudo moderno da historia medieval, de um modo politicamente incorreto também, ele já estudava a Idade Média muito antes de outros medievalistas laureados como Regine Pernaud ou James Hannam. Foi um menino brilhante. Charles Homer Haskins falava muito bem latim e grego quando criança; seu pai ensinou-lhe. Ele estudou na Universidade Johns Hopkins, recebendo Ph.D aos vinte anos.

Charles-Homer-Haskins-idade-media-edad
Charles Homer Haskins em 1919

Em 1890, Charles Homer Haskins começou a dar aulas na Universidade de Wisconsin, ensinando Historia Europeia. Em 1902, mudou-se para a Universidade Harvard, onde lecionou até 1931. Além de professor da faculdade, foi assessor do Presidente Woodrow Wilson, chegando inclusive a assistir com ele a Conferência de Paz de Paris de 1919, que resultou no Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho do mesmo ano, tendo sido o chefe da divisão para Europa Ocidental da comissão norte-americana.

Conferência-de-Paz-de-Paris-de-1919-charles-homer-haskins-idade-media
Conferência de Paz de Paris de 1919, com Charles Homer Haskins na primeira linha

Seu legado é maravilhoso, e politicamente incorreto. Charles Homer Haskins foi um estudioso da Historia da Idade Média, em especial de suas instituições politicas e sociais. Sua obra contrasta com a narrativa progressista, para a qual a Idade Média foi um tempo de escuridão e atraso. Para Charles Homer Kaskins, ela foi uma época de florescimento e  de grandes descobertas.

Entre suas obras mais importantes, podemos citar The Normans in European History, 1915; Norman Institutions, 1918; Some Problems of the Peace Conference, 1920; The Rise of Universities, 1923; Studies in the History of Mediæval Science, 1924; The Renaissance of the Twelfth Century, 1927; Studies in Mediaeval Culture, 1929.

A Editora Danúbio tem em seu catálogo de livros uma tradução brasileira do livro A Ascensão das Universidades, de Charles Homer Haskins, um dos principais historiadores medievalistas do século XX.

 

 

 

 

 

 

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!