The Blog

Os Melhores Livros De Literatura Católica

- 0 Comment. in Blog

A literatura católica é muito rica em livros, a Igreja sempre se esforçou no estudo da realidade e da revelação, sendo São Tomas de Aquino o maior intelectual católico de todos os tempos.

Talvez o primeiro dos grandes intelectuais católicos, um dos mais influentes e importantes, tenha sido o Santo Agostinho de Hipona, que viveu entre 354 e 430 D.C..  O livro “De Civitate Dei” (A Cidade de Deus) é um dos melhores livros de literatura católica de todos os tempos. Santo Agostinho de Hipona foi o primeiro teólogo e filósofo importante do catolicismo.

Outros dos mais proeminentes intelectuais católicos foi São Tomás de Aquino, nascido em Roccasecca, Itália, em 1224 e falecido na Abadia de Fossanova, em 1274. Ele é o filósofo católico por excelência, praticamente trilhou a direção da filosofia católica. Entre seus maiores aportes está a cristianização do pensamento de Aristóteles e a prova da existência de Deus por meio das 5 vias. São Tomás escreveu um dos melhores livros de literatura católica, A Summa Theologiae (Suma Teológica), considerada o ápice do pensamento católico.

Logo após São Tomás de Aquino, vieram muitos outros pensadores; a literatura católica se diversificou muito.

A Europa sempre foi a origem dos melhores livros de literatura católica, uma vez que é uma região ligada ao desenvolvimento da Igreja e do cristianismo, além da reflexão intelectual profunda e trascendente. Quase todas as nações europeias produziram  boa literatura católica, sobretudo países católicos como a Espanha e a França, e, paradoxicamente, a Alemanha.

A Editora Danúbio publicará em 2017 uma nova tradução brasileira do livro A Agonia do Cristianismo, obra do filósofo espanhol Miguel de Unamuno, que apresenta reflexões sobre o pensamento cristão.

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!