The Blog

universidad-cambridge-university

As Primeiras Universidades Medievais

- 0 Comment. in Blog

As muito progressistas universidades ocidentais foram uma criação da Igreja na Idade Média. A universidade de hoje nasceu a partir das escolas palatinas (fundadas no século IX por Carlos Magno durante a renascença carolíngia), e as escolas monásticas (dos monastérios católicos) e as escolas catedrais (dos bispados). As primeiras universidades medievais foram comunidades de Professores, Acadêmicos e Alunos que, mais que ensinar, também pesquisavam, debatiam e atuavam como espécies de grêmios ativos. As primeiras universidades medievais não foram “centros de ensinamento comuns” nem instituição de burocratas, mas  corporações gremiais independentes cujo labor era um estudo profundo da realidade e não uma “educação crítica”.

university-medieval-universidade-bologna
Universidade de Bolonha, fundada em 1088.

A primeira instituição do mundo que pode ser classificada como Universidade foi a Universidade de Bolonha, fundada em 1088 como uma sociedade de estudantes pelo jurista Irnério, tomando como referência as escolas medievais antes mencionadas. Após a Universidade de Bolonha foi criada a Universidade de Oxford em 1096 como uma comunidade de ensinamento colegiada, cuja idade dourada começou alguns anos mais tarde graças a Nicolás de Romanis, delegado papal.

Universidade-de-Oxford-college-christ-church-university
Universidade de Oxford, fundada em 1096.

A Sorbonne foi a terceira Universidade do mundo. A Universidade de Paris (Université de Paris), de onde hoje saem tantos filósofos ateus, nasceu em 1150 e também foi uma das primeiras universidades medievais.  Surgiu como uma sociedade de estudantes, conhecida em seu tempo como Universitas magistrorum et scholarium Parisiensis, e como complemento à Escola de TeologIa de Notre Dame. São Tomás de Aquino estudou nesta maravilhosa Universidade.

Universidade-de-paris-1150-la-sorbona
Universidade de Paris, fundada em 1150

A primeira Universidade em fala lusa foi a Universidade de Coimbra, criada em 1290 a partir das comunidades monásticas e religiosas do Reino de Portugal, com a ajuda do Rei de Portugal Dinis I, que solicitou ao Papa Nicolau IV a autorização para conformar uma Universidade, o que finalmente ocorreu naquele mesmo ano. A universidade é a mais antiga de Portugal.

Universidade-de-coimbra
Universidade de Coimbra, fundada em 1290.

Entre os séculos XII e XIV foram fundadas na Europa 52 universidades com a ajuda dos Reis e Papas católicos. De fato, 29 destas universidades foram fundadas por Papas, como a Universidade de Roma, La Sapienza, fundada por Bonifácio VIII em 1303. Outra universidade importante, criada por um Cardeal católico, Cardeal Cisneros, foi a Universidade Complutense de Madrid, fundada em 1499, no início da Era Moderna.

As primeiras universidades medievais são produto direto do Renascimento do Século XII, um acontecimento de que ninguém parece falar. Foi um período da Idade Média em que aconteceram grandes transformações sociais, econômicas e políticas em todo o ocidente europeu.

A Editora Danúbio tem em seu catálogo de livros uma tradução brasileira do livro A Ascensão das Universidades, de Charles Homer Haskins, um dos principais historiadores medievalistas do século XX.

 

 

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!