The Blog

royal-society

Que é a Royal Society?

- 0 Comment. in Blog

Uma das instituições cientificas mais antigas e prestigiosas do mundo é a Royal Society ou A Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural  (nome original), não confundir com ministérios ou universidades, a sociedade foi primeiro um club de amigos cientistas que se reuniam com periodicidade a partir de 1640 para filosofar sobre a ciência e suas pesquisas no lar de Jonathan Goddard. O principal anfitrião foi Theodore Hank, alemão que viveu em Londres.

As discussões dos membros já contavam com regras. Não obstante, foi apenas no ano de 1660 que a Royal Society foi formalizada, com seu primeiro Presidente John Wilkins. Sua fundação deu-se em 28 de novembro de 1660 e contou com a assistência de William Brouncker, Robert Boyle, Alexander Bruce, Robert Moray, Paul Neile, John Wilkins, William Petty, Peter Ball, Lawrence Rooke, Christopher Wren e Abraham Hill. A data das reuniões foi determinada para todas as quarta-feiras.

O crescimento da Royal Society foi um pouco problemático; a Real Sociedade, porémcomeçou firme, e no ano seguinte da sua formalização, foram escritos os estatutos (18 de setembro de 1661), e em 15 de julho de 1663 foi assinada a Real Cédula de associação.

royal-society-londres-london
Real Sociedade em 1952, Londres.

Membros notáveis da Royal Society foram  Charles Darwin, John Evelyn, Robert Hooke, Gottfried Leibniz, Benjamin Franklin, John Wallis, Thomas Willis, Sir Humphry Davy, Sir Home Riggs Popham, Sir Isaac Newton, Thomas Bayes, Lewis Fry Richardson, Abraham de Moivre, Christiaan Huygens, Anton van Leeuwenhoek, Richard Dawkins, Stephen Hawking, Adam Smith, Srinivasa Ramanujan e Albert Einstein, entre outros muito mais.

Isaac Newton, que por sua genialidade foi eleito Presidente entre 1703-1727, e Thomas Bayes, apresentaram suas teorias na Royal Society. A Real Sociedade tem servido como catapulta para grandes talentos das ciências naturais, e assentou as bases para o avanço da ciência no mundo ocidental.

Para saber mais sobre a Royal Society e a revolução científica, leia a edição brasileira do livro Isaac Newton e a Transmutação da Alquimia, de Philip Ashley Fanning, publicado pela Editora Danúbio.

 

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!