The Blog

Livros-os-melhores

Que é uma crítica literária?

- 0 Comment. in Blog

A crítica é um gênero literário que conforma a tríade da literatura junto com a teoria literária e a história literária. A crítica não é falar por falar ou emitir opiniões por opiniões. A crítica é uma disciplina muito importante dentro da literatura, e consiste em analisar e polemizar sobre uma ou várias obras literárias. Uma crítica pode ser subjetiva sem cair na excentricidade e pode ser metódica e científica, ambos os caminhos são válidos, porém, uma crítica por ser subjetiva não é menos importante que uma metódica, muitas vezes as impressões são muito mais importantes que os estudos estatísticos, sobretudo neste tipo de disciplinas.

Dionisio-de-Halicarnaso-critica-literaria

muitos grandes escritores cujo trabalho mais importante forma críticas literarias, e há muitos romancistas que também se dedicaram à crítica. Dionisio de Halicarnaso foi o primeiro grande crítico de quem se tenha ideia. Outros importantes críticos literários recentes são Mario Vargas Llosa e Jorge Luis Borges.

Os críticos muitas vezes não são conhecidos, às vezes por sua impopularidade e outras vezes porque este é um gênero rude e desafiante, onde muitas vezes é possível fazer inimigos por se fazer uma pequena crítica literária, já que um bom crítico não perdoa, diz o que tem que dizer, sem piedade.

É preciso que alguém que faça uma crítica literária tenha muita cultura; nota-se à léguas quando uma pessoa faz apenas um resumo do livro ou coisa similar. Uma crítica literária autêntica combina ambos estilos de crítica: metódico e subjetivo.

O mínimo que você precisa para não ser um mau leitor ou crítico, é ler muito. Um cânone para ser bom crítico não está estalecido, mas você deve enriquecer-se com uma grande bagagem de livros. A leituras de livros bons e livros ruins vai fazer com que você possa distinguir e comparar na sua mente. A crítica literária é antes que nada um exercício de comparação e de lembrança de obras passadas.

A Editora Danúbio tem em seu catálogo de livros uma coleção de ensaios de crítica literária, A Cinza do Purgatório, de Otto Maria Carpeaux, um dos principais críticos literários do Brasil.

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!