The Blog

Que é um scriptorium?

- 0 Comment. in Blog

O sonho de todo escritor foi realizado de certo modo na Idade Média. Naquela época, você poderia ter uma cela para poder escrever durante todo o dia, sem ser incomodado por ninguém. O nome do quarto era Scriptorium, que significa “local para escrever” (não adaptar, por favor, ao moderno termo “Escritório”). Um Scriptorium era um salão ligado às bibliotecas, inclusive aos dormitórios, onde os monges medievais se dedicavam a escrever diariamente.

scriptorium-idade-media-universidade-espanha
Recriação de um Scriptorium, Mosteiro de Santes Creus, Aiguamúrcia, Espanha.

As bibliotecas e os Scriptoria, e, em geral, os mosteiros, determinaram a cultura e literatura medievais e ajudaram a cadastrar feitos históricos e preservar seletivamente o legado das épocas anteriores. Um Scriptorium era o espaço perfeito para os copistas medievais, monges que tinham como atividade principal preservar, registrar e reproduzir, por meio de cópias manuscritas, os escritos da Antiguidade greco-romana.

Muitos livros foram transcritos desta maneira, como a Bíblia de Jeronimo e os comentários e cartas dos Pais da Igreja, e muitas obras mais que eram precisas para o trabalho missionário da Igreja.

Todo Scriptorium contava com rolos, tinteiro, caneta de tinta e régua, e, obviamente, uma cadeira confortável. Além disso, Cassiodoro, um importante monge dos séculos V e VI, deixou um importante legado sobre a vida dos mosteiros, inclusive, uma especie de Manual para Copistas em sua obra de “Institutiones”, que é considerada hoje a primeira enciclopédia cristã.

Para Cassiodoro, o trabalho dos copistas não apenas precisava de um espaço propício, como também de toda uma disciplina complexa. Assim como os mosteiros foram de alguma maneira artífices de universidades e dos hospitais, também pode se especular que foram precursores das editoras.

Para os monges medievais era mais do que um trabalho repetitivo de copiar e copiar. De modo algum! A atividade era provida de sentido.  Criava-se com os textos e o conteúdo transcrito uma espécie de relação íntima, onde muitos não só vinham a saber tudo de memória, como também oravam e cogitavam sobre aquelas palavras.

scriptorium-idade-media- mosteiros
Imagens medievais do scriptoriums

A Idade Média não foi uma época de atraso e obscuridade como diziam o iluministas, ao contrário, a Idade Média foi uma época na qual foram criados os alicerces da civilização ocidental de hoje. Os mosteiros eram o centro da cultura, como hoje são a mídia e as universidades.

A Editora Danúbio tem em seu catálogo uma tradução brasileira do um interessante livro de historia medieval que demole muitos mitos sobre a Idade Média. Este livro se chama A Ascensão das Universidades, de Charles Homer Haskins, um dos principais historiadores medievalistas do século XX.

Leave a Comment

Seu e-mail não será publicado.

Assine nossa newsletter!